segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O processo evolutivo na história e legislação do Ensino Religioso

Marcado por conflitos na escola pública brasileira desde sua origem e por uma forte presença da religião cristã, o Ensino Religioso no Brasil evoluiu no seu processo histórico. De uma concepção catequética e unirreligiosa nos primórdios da colonização do Brasil, o Ensino Religioso passou para uma concepção plurirreligiosa a partir da laicização do Estado como tentativa de superar o proselitismo e promover um diálogo, principalmente, entre as religiões cristãs. Já nos últimos anos, para uma proposta transreligiosa com o propósito de reler o fenômeno religioso, como área de conhecimento e como parte da formação básica do cidadão, assegurando o respeito à diversidade religiosa brasileira. Neste artigo, analisamos a evolução do Ensino Religioso nas Constituições Brasileiras observando sua evolução, releituras nas Leis de Diretrizes e Bases e sua normatização pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

José Carlos Bertoni
Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Leia esse artigo na íntegra publicado no Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos no endereço http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/

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