sexta-feira, 23 de março de 2012

Investimento Seguro - 2 Tm 1. 6-14


Diz o ditado popular que: Para esta vida nada se traz e desta vida nada se leva." Isto é verdade, no que se refere às coisas materiais. Contudo há coisas na vida que se bem investidas, acumulam dividendos lá no céu.  Jesus nos ensinou "ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam."Mt 6.20"

Você já prestou atenção por exemplo, nas garrafas descartáveis de refrigerantes: Sem depósito, sem retorno. Isto também se aplica nesta vida, o apóstolo diz em Gl 6.7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Um bom investimento na vida, sempre é um bom negócio. Porém, nada na vida pode existir retorno, sem que haja investimento. Você não tem juros e correção monetária na poupança se não depositar o dinheiro. Você não colhe frutos da terra se não lavrar, adubar, plantar a semente e aguar.

O mesmo se aplica à vida do cristão. Diante disto Paulo afirma: "porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." Então exorta a Timóteo: "Guarda o bom depósito, mediante o Espírito que habita em nós."

É por isso que ele escreve esta segunda carta a Timóteo,  provavelmente  a última carta escrita pelo apóstolo na prisão em Roma. Escrita quase no final do reinado do imperador Nero, o seu conteúdo é muito informal e bastante pessoal.

Na primeira Carta, Paulo expressou sua esperança de que estando livre logo estaria na companhia de seu filho na fé. Aqui nesta segunda carta, Paulo fala como que se o momento de sua execução e partida estivesse próximo.

Todos os colegas haviam-no esquecido, com exceção de Lucas. No entanto a Carta é tocante, tendo em vista a situação do apóstolo. É difícil ler esta carta sem sentir as lágrimas brotarem nos olhos.

Imaginemos o apóstolo Paulo, já idoso, definhando numa masmorra escura e úmida em Roma, de onde não deverá sair, a não ser para a morte. O seu trabalho apostólico está concluído, tanto que pode dizer: "completei a carreira". Agora, sua preocupação é tomar providências para que, depois de sua partida, a fé seja genuína sem se contaminar, genuína, às gerações vindouras.

Diante disto, Paulo faz uma metáfora bancária. Há um bom depósito com retorno lucrativo e seguro para a vida do Cristão:

Tema: Investimento Seguro

1. Confiar no dom de Deus e investir no testemunho Cristão.  Por esta razão, pois te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti (...)"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e moderação.

Paulo orienta ao seu amado Timóteo que reavive o dom de Deus que lhe foi dado. A palavra reavivar tem o sentido de fazer o fogo subir com vida, reatiçar. Mexer nas brasas constantemente. Paulo está dizendo que  devemos atiçar aquele fogo do Espírito que há em nosso interior até inflamar-se em grandes labaredas. Paulo está falando em investimento no dom que nos foi dado pelo Espírito.

O cristão, é um vaso que contém o Espírito de Deus, sendo que nada deve temer, mas no poder de Deus, em amor e moderação deve prosseguir para o alvo da soberana vocação. Nós temos um espírito de poder, capacitado a dominar qualquer situação com autoridade, de amor isto é de serviço afetuoso  e de moderação que é auto-disciplina.

Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,"

Esta é uma tentação corriqueira. Certamente o apóstolo Paulo se sentiu exposto à tentação de se envergonhar do evangelho. Em 1 Co 1.23 verificamos que o evangelho do Cristo crucificado, é loucura para alguns e pedra de tropeço para outros. O Senhor Jesus advertiu "Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas  palavras, também o filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com seus santos anjos." Mc 8.38

Nossa vocação deve ser caracterizada pelo sofrimento e não pela vergonha. Devemos estar dispostos a passarmos por louco, se necessário por causa do testemunho cristão.

Sadar Sundar singh, o jovem cristão foi tentado por seus familiares e amigos, de todas as formas para abandonar a fé em Jesus Cristo, foi expulso de casa por seu pai que o enxotou como um cão. Certa ocasião foi lançado em um poço onde se encontravam cadáveres em estado de decomposição. Ao entrar numa cidade para pregar o evangelho, foi preso e amarrado. Colocaram-lhe sangue sugas em todo o seu corpo, e ali permaneceu no frio de uma noite inteira. No amanhecer, seu rosto irradiava paz e alegria, jogaram-no na prisão entre bandidos perigosos, mas ali pregou o evangelho e muitos se arrependeram dos seus pecados. No fim de sua vida, teve a alegria de ver seu pai convertido. "Sem depósito, sem retorno."

Podemos perguntar: Que há com o evangelho, que os homens o odeiam e a ele se opõem, e que por sua causa, os que o pregam tem de sofrer? O fato é que as pessoas se ofendem quando a Palavra de Deus afirma que todos são pecadores e que por causa disso precisam admitir a gravidade do seu pecado, e que somente a graça de Deus em Cristo pode salvá-los.

A poucos anos atras , aconteceu em uma igreja na Rússia, no tempo do Comunismo, em que a igreja era vigiada pelo governo, sendo que muitos cristãos foram torturados por amor a Cristo. Uma ocasião um grupo se encontrava em uma igreja. Quando de repente um grupo de soldados entraram com fuzis na mão ameaçando aquelas pessoas. Um dos soldados disse: Quem aqui é cristão de fato fique a minha esquerda, quem não é pode sair pela porta. Um bom grupo saiu. Fecharam as portas do templo, e um dos soldados disse. Bem, agora podemos adorar a Deus em verdade. "Sem depósito, sem retorno."

2.   Confiar na vocação e obra divina e investir na Santidade de Vida e na pureza da Palavra. "segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho,"
Trata-se aqui do zelo pelo evangelho e da nossa santa vocação. Para o cristão fica o imperativo de viver em santidade.

Quando Deus chama alguém para si, também o chama a santidade. Paulo enfatizou isto muitas vezes nas suas outras cartas: "Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação", porque todos fomos chamados para ser santos. Chamados para viver como santo de Deus e separado para ele." ( 1 Ts 4.7

Conta-se a história de um moço cristão que se empregou numa casa comercial. O menino tinha doze anos, e pouca experiência profissional. Como sabia fazer poucas coisas o patrão lhe deu um serviço de varrer e espanar o escritório, e dar recados. Por algum tempo o rapaz ia muito bem, e como era ativo aprendeu logo a fazer bem seu serviço e ser pontual. Aconteceu que, um dia, quando estava varrendo o escritório achou uma nota de R$ 5,00 no chão. Ficou contente. Para ele era muito dinheiro. Mas logo começou a refletir: "Eu achei este dinheiro, portanto é meu". Mas achei-o aqui no escritório do meu patrão, não será dele?" Levantou-se uma dúvida sobre o dinheiro. Aquela noite não dormiu bem, estava preocupado com o dinheiro. Na manhã seguinte, voltando para o serviço, logo que encontrou o patrão, o moço lhe disse: "Aqui está um nota de R$ 5,00, pois a achei no chão, ontem, quando fazia a limpeza, julgo que seja do senhor ou de algum dos seus fregueses". O homem aceitou a nota, agradeceu ao moço e disse: "Você é um crente de verdade, pela sua honestidade e testemunho será promovido com aumento salarial". O fato era que o patrão deixara cair de propósito a nota no chão para ver se o rapaz era honesto ou não.

"Mantém o padrão das sãs Palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus." V.13

Paulo nos exorta também a guardarmos com pureza as Palavras do Evangelho. Isso é de extrema significancia em nossos dias, onde ventos de doutrinas cada vez mais tempestuosos destroem vidas e igrejas com heresias contrarias a Palavra de Deus.

Por isso é necessário sair do conhecimento superficial das Escrituras, a fim de que ensinos estranhos e bizarros, recebidos por meio de visões e experiências, não venham contaminar o Evangelho de Nosso Sr Jesus Cristo.

Conclusão: Decidido a levar todos os seus bens para a cova, quando morresse, um homem muito rico orou a Deus até que, por fim, o Senhor cedeu. Mas havia uma condição: podia levar apenas uma mala com seus bens. O homem rico encheu a mala com barras de ouro.

Chegou o dia em que Deus o chamou para Si, vindo a falecer. Chegando no céu, S. Pedro o saudou-o, mas disse-lhe que não podia levar a mala com ele.
- Oh, mas eu tenho um acordo com Deus! - explicou o homem.
- Isso não é normal - disse S. Pedro. - Importa-se que eu dê uma olhada?
O homem abriu a mala todo sorridente, colocando a descoberto as barras de ouro cintilantes.
S. Pedro ficou espantado e disse:
- Mas para que é que você trouxe assoalho?
No céu, ouro só serve para ser pisado, mas nosso testemunho, santidade e permanência no evangelho trazem conseqüências eternas.
"porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." Então exorta a Timóteo: "Guarda o bom depósito, mediante o Espírito que habita em nós."
Sem depósito, sem retorno.

Nenhum comentário: