domingo, 18 de março de 2012

Mt 26.36-56 Passando pelo Getsêmane

Getsemane no grego, literalmente significa - lagar do azeite. Tornou-se conhecido como Jardim das Oliveiras. E foi neste lugar que Jesus experimentou a mais intensa e cruel agonia.
Getsemane, daí por diante passou a ser daí por diante, também um símbolo de sofrimento e provação. Vamos acompanhar os passos de Jesus em sua jornada de dor pelo Getsemane observando as narrativas dos quatro evangelhos.
Lembram-se aonde estava anteriormente. Estava no Cenáculo celebrando com seus discípulos a última páscoa. Parece que alguém saiu do seu meio. E foi Judas Iscariotes. Depois cantaram um último hino daquela celebração. Agora estão saindo, descendo as escadas do cenáculo. Somente onze o acompanham agora.
Eles seguem para o Ribeiro do Cedron passando além e entram no Horto do Getsemane. Mas dos onze que o acompanharam, oito ficaram para traz - e parece que por ordem dele. Da pra ouvir o que Ele disse para os oito: "assentai-vos aqui, enquanto vou além orar..." Continua Ele caminhando, mas agora somente três estão com Ele: Pedro, Tiago e João.
Jesus lhes diz algo: "A minha alma está profundamente triste até à morte, ficai aqui e vigiai". Observe agora que aqueles últimos três também já ficaram mais para trás. Jesus agora segue sozinho.
Ajoelha-se, prostra se com o rosto sobre a terra e está orando intensamente: "Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua"
Jesus voltou aonde estavam os discípulos, estes estão dormindo e disse para Pedro: "Nem uma hora, pudeste vigiar comigo,, vigiai e orai para não entrar em tentação. Jesus volta ao lugar de oração e fala novamente com o Pai: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
Algo estranho começou a acontecer: "o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue, correndo até o chão". Lc 22.44 Pois intensa é a sua agonia. É algo dramático, mas também maravilhoso, pois apareceu-lhe um anjo do céu que o conforta" Lc 22.43 Deus está com Ele.
Começou a escurecer, um grupo de pessoas com lanternas e archotes, armados com espadas e varapaus estão se aproximando. Mt 26.47,55. São inimigos, e Judas vem na frente. Jesus lhes pergunta "a quem buscais?" E eles responderam "A Jesus o Nazareno" Jesus respondeu : "Sou Eu". Neste momento todos recuaram e caíram por terra. Jo 18.4-6
O Poder de Deus está em Jesus, por isso caíram por terra. Pedro tentou salvá-lo arrancando a orelha de um homem. Mas Jesus o curou, e respondeu a Pedro Mete a espada na bainha: não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?" Ele se entregou voluntariamente por amor a nós. Nós acompanhamos e observamos, ainda que de longe, o terrível drama de Jesus, no Jardim das Oliveiras. Todos nós passamos pelo Getsemane em nossa vida.
O sofrimento pode sobrevir a qualquer pessoa por mais justa e fiel que a mesma seja. O que distingue um verdadeiro crente de um ímpio não é o fato de aquele viver gozando e este sofrendo e vice-versa. A distinção está sim, no modo pelo qual um e outro passam pelo sofrimento. E Jesus nos diz "aprendei de mim" Mt 11.29


Passando pelo Getsemane


1. No Getsemane da vida experimentamos Tristeza. "A minha alma está profundamente triste até à morte, (Mt 26.38).


Mas eu aprendi que o crente não tem tristeza... Então você esta mal informado. Jesus também teve grande tristeza, e não foi só no Getsemane. Ficou triste com a morte de um amigo, e essa tristeza O levou também a chorar (Jo 11.33-35).
Contemplando a impenitente Cidade de Jerusalém, assassina de profetas (Mt 23.37), Jesus chorou sobre ela... E todos sabem que este pranto não foi de alegria... Agora entre a ramagem das oliveiras, Jesus declara explicitamente - "minha alma está cheia de tristeza..."
Se o próprio Cristo chorou, o cristão pode chorar. Se o chorar fosse pecado, não teria dito S. Paulo: "chorai como os que choram" Rm 12.15. Não houvesse até mesmo certa bem-aventurança no choro, também Jesus não afirmaria: "bem aventurados os que choram" Mt 5.4


2. No Getsemane da vida experimentamos Solidão "Então nem uma hora, pudestes vós vigiar comigo" Mt 26.40. No Getsemane da vida, você muitas vezes sofrerá sozinho.


Muitas coisas disse Jesus às multidões. Quando, porém  falou do traidor, foi apenas para os doze. Foi somente para três desses doze que Jesus disse: "Minha alma está cheia de tristeza até a morte..." E por fim, quando começou a suar sangue, já estava completamente sozinho.
Se você observou, certamente aprendeu que: Muitas coisas poderá dizer a muitos. Outras há que só vai dizer a poucos. Algumas coisas porém, existem que não vai dizer a ninguém. Então você estará mesmo sozinho. E como é terrível a tristeza em solidão! Sem um amigo que o acompanhe. Ninguém que o compreenda. Nenhum Cirineu que lhe carregue a cruz. Ninguém para lhe enxugar as lágrimas.
E o cálice de fel e amargura é todo somente seu. Mas saiba que o retiro é o laboratório do Espírito; a solidão suas asas. Todas as grandes obras foram preparadas no deserto, inclusive a redenção.


3. No Getsemane da vida devemos nos derramar em Oração diante de Deus "Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando..." Mt 26.39. No Getsemane da vida, você poderá orar. Se na passagem do Getsemane de sua vida você sente tristeza, saiba que o remédio para ela é a oração.


E se ninguém o pode acompanhar, convém por outro lado, saber que a terrível solidão por você experimentada pode vir a ser também a porta estreita e o caminho apertado de um glorioso encontro com Deus.
Neste indevassável "santo dos santos" de sua alma em agonia, somente o Espírito Santo poderá entrar, como seu sumo sacerdote. Sendo assim, orar no Espírito é o que lhe convém neste momento. Mas o que é orar? Deixemos que o próprio Cristo nos ensine no ponto mais alto de sua oração: "Não se faça a minha vontade mas a tua" (Lc 22.42)
Oração portanto, não é a tentativa de fazer Deus mudar sua vontade, a fim de atender aos planos do homem. É, pelo contrário, a sujeição dos planos humanos à vontade soberana de Deus. 
Mas, Jesus não disse- "Pedireis tudo que quiserdes e vos será feito"? Resp. Sim, mas não se pode esquecer a condição por Ele estabelecida: "Se vós ESTIVERDES EM MIM e as minhas palavras estiverem em vós" Jo 15.7
Para se receber de Deus tudo que a Ele se pede, é necessário estar unido a Ele e à sua Palavra, de tal forma que o querer humano se harmoniza com a vontade Divina.E ainda que o viver Divino se manifeste no viver humano até ao ponto em que Paulo confessou: "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim..." Gl 2.20
Aquele que com Deus assim se harmonizou, é claro que Deus nada poderá negar! Mas para isso, a primeira condição básica e fundamental, que o crente deve aprender a fazer ante a majestade soberana de Deus, há de ser sempre esta: "Seja feita a tua vontade!"
Esta é, alias a petição que Ele já ensinara aos discípulos a fazer, na Oração Dominical. E o que Ele ensinou em teoria, no mais perfeito e completo bem-estar, agora também o pratica, no mais intenso e profundo sofrer.


 NÃO SE FAÇA A MINHA VONTADE, MAS A TUA.
4. No Getsemane da vida experimentamos Consolação Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava" Lc 22.43 No Getsemane da vida, Deus o consolará. Pois a presença do Senhor transforma a solidão em comunhão.


Pela segunda vez, já tinha vindo Jesus procurar apoio e consolação com seus mais íntimos companheiros e amigos, e pela segunda vez, também afastou decepcionado, depois de verificar que a vigília da solidariedade havia dado lugar ao pesado sono da fuga. Se os amigos mais chegados não eram naquela hora, solidários com Ele, então tinha Ele de ficar, por isso mesmo solitário com Deus! Certamente esse foi o maior e melhor momento do Getsemane.
Isso porque, na sua relação emocional horizontal com os homens, nada mais pode encontrar senão fraqueza e frieza. Mas, na sua relação espiritual vertical de união com Deus pode encontrar força e o calor da grande consolação.


Na Getsemane da nossa vida, também poderemos sentir que quanto mais longe ficarmos da piedade dos homens, mais perto chegaremos da consternação de Deus. Realmente, o poder da proteção de Deus é sentido e experimentado, quando nos convencemos da fragilidade e inutilidade do apoio simples dos homens. É preciso as vezes, morrer o desamparo dos homens para, enfim nascer a proteção de Deus.
Afinal, já houve até mesmo alguém que precisou de uma cruz, ao lado da Cruz de Cristo, e bem no alto do Calvário, para poder sentir que é necessário não ser mais nada aqui na terra, para então começar a ser algo no limiar da glória celeste. Lembram-se do ladrão na Cruz: "nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso."Lc 23.41-43


Conclusão: Para se saber se uma lição foi assimilada é necessária uma prova, ou uma provação. Dessa prova ou provação, você poderá sair reprovado ou aprovado."Como posso saber se fui mesmo aprovado? Depende do modo que você sair. Sair da prova - isto é, da provação.
Também aqui aprendemos com Jesus, nosso modelo perfeito e infalível! Como foi que Jesus entrou no Getsemane de sua vida? Resp. Profundamente agoniado, abatido e cheio de tristeza. Mas como foi que Ele saiu? Resp. Tão fortalecido e vitorioso que bastou somente uma palavra sua para fazer seus inimigos recuarem, caindo todos por terra.
É possível que você não tenha entrado no Getsemane da sua vida. Mas é também muito provável que nele já esteja mirando, em agonia mortal desse terrível cálice que não pode passar a outro. Sendo assim, o que se precisa saber, não é por que e nem quando foi que nele entrou, nem o tempo que ele vai durar, mas, pura e simplesmente COMO é que dele vai sair?Arrasado e derrotado? OU VITORIOSO E MAIS DO QUE VENCEDOR?


Deus sempre tem um pensamento de amor nas tristezas que nos envia. Lembre-se de que sofrer é graça imerecida.  "pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele" Fl 1.29.

Nenhum comentário: