segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Igreja no Second Life


O mundo virtual trouxe para nós a possibilidade de criarmos alternativas no processo de comunicação estabelecendo vários níveis nestas relações interativas. Vários ambientes estão sendo criados num processo contínuo e sem fim. Temos ambientes de socialização, como: messengers, skype, orkut, You tube etc, onde as pessoas interagem por horas sem fim. Em alguns lares, fica mais fácil interagir com os filhos por meio destes ambientes do que na vida real.
A nova febre do momento é o ambiente virtual tridimensional chamado Second Life - SL (Segunda Vida). A empresa Linden Research Inc foi quem desenvolveu esse ambiente no ano de 2003. O SL serve como jogo, simulador, rede social e até mesmo para comércio. Baixa-se a plataforma “free” e após cadastro, você cria o seu avatar (personagem). Parece que o mundo de matrix não está tão distante da realidade. Não se sabe mais o que é mundo virtual e o que é real como se vê a seguir.
Nesta vida paralela, quase tudo é possível, desde voar até ser teletransportado para outro lugar (a distância não é problema). Você pode até mesmo ter uma outra personalidade e extravasar seus desejos mais ocultos soltando sua imaginação. Algumas pessoas relatam que a vida no SL é melhor do que na vida real. No entanto, para se fazer tudo o que se quer é preciso ganhar dinheiro virtual como no mundo real. Você pode comprar casa, carro e uma infinidade de objetos de consumo. Como o ambiente é interativo, você pode trabalhar para outros avatares, ou construir objetos como fonte de renda. Algumas pessoas optam pela prostituição no ambiente para ganhar os Lindens – a moeda do SL. Casamentos estão sendo desfeitos na vida real como no caso de um marido que descobriu que sua esposa era uma prostituta no SL. Crimes virtuais como pedofilia e racismo também presentes em outros ambientes são difíceis de ser controlados no SL.
O ambiente já conta com mais de 8 milhões de usuários que se conectam de todas as partes do mundo. A banda U2 já lançou o seu show de rock no Second Life. Grandes empresas do mundo todo, como a IBM, Sony, Warner Bros., Reebok, Adidas, Sun Microsystems, Dell e muitas outras já estão por lá. A Wolkswagem já faz propaganda dos seus carros neste ambiente, e até mesmo possui um território próprio, pois ali é possível dar os primeiros passos para uma negociação. No Brasil, a Universidade Presbiteriana Mackenzie também se inseriu como outras grandes Universidades.
Note que você pode comprar as moedas com o dinheiro real e também ganhar Linden Dollar no jogo e convertê-los no site novamente para dinheiro real, portanto o SL pode ser uma fonte de lucro muito rentável.
É possível criar grupos no Second Life convidando pessoas. Basta se aproximar de um avatar (personagem) e comunicar-se através do teclado (e também por voz, em fase de testes). É possível emitir sons pré-gravados, fazer gestos, empurrar, olhar (virar a cabeça, olhos e corpo), além de outras expressões corporais e o uso de objetos com dois ou mais personagens de uma vez.
Diante destas possibilidades podemos construir templos, ter um coral, uma equipe de louvor e até um Pastor ministrando a Palavra no ambiente. Mas, lembre-se que o local precisa ser alugado ou comprado. Um terreno comercial de auto padrão na ilha de Copacabana - RJ com 2.166m2 custa R$422,90 de aluguel mensal (rss). Para construir um imóvel você tambem terá que pagar.
Será que o "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura..." inclui o mundo virtual? O Second Life é um campo missionário para enviarmos os nossos missionários por meio de avatares para falarmos do Evangelho às pessoas que lá estão para encontrar a verdadeira vida real que é Cristo? Devemos plantar igrejas no SL? Parece loucura, mas temos que pensar a respeito. Afinal, milhares de pessoas estão interagindo nesse ambiente tentando preencher o vazio de suas vidas. Quem vai chegar primeiro?

6 comentários:

Juliana Bragança disse...

oi pastor!!!
muito legal seu blog!
eu ja ouvi falar bastante do SL, mas nunca mexi, nao da muito tempo... nao sabia que o mackenzie ja tava marcando presença por la!!!

qdo der tempo, eu passo por aqui!
fica com Deus
bjus juliana

Carlos Roberto, Pr. disse...

Olá Rev. Bertoni!
Parabéns pelo seu blog!
Por falta de tempo só agora pude visitá-lo.
Está ótimo!
Aproveitando o ensejo, quero declar o quanto foi importante compartilharmos ontem, as coisas da vida e do Reino de Deus!
Quanto ao artigo, entendo que a Igreja deve procurar estar presente em todos os lugares, no afã de restaurar vidas e ganhá-las para Cristo.
Voltarei mais vezss.
Em tempo:
Estou indicando seu blog para minha lista de e-mails, e linkando através do Point Rhema.

Giuliano L. Coccaro disse...

Realmente muito interessante!! Ou reciclamos nossa visão abrindo-nos para novos "campos" ou ficaremos para trás no desenrolar da história...

Grande abraço e que Deus continue lhe dando excelência acadêmica!

Giuliano

Anônimo disse...

ola pastor, visite-me no SL, meu personagem chama-se " Cuiabano Pessoa" me add pessoal

Khal disse...

Olá a todos IRMÃOS E IGREJA DE CRISTO! quero aqui levantar algumas questões que provavelmente ja virão com o tempo...mas, a palavra AVATAR(Hinduismo)significa Manifestação Corporal de um ser imortal/Encarnação de um deus vivo na terra...outra coisa, SECOND LIFE= Segunda vida, vamos começar a invalidar a morte de Cristo por nós? pois ele morreu a nossa morte pra vivermos SUA VIDA! estamos insatisfeitos?? COM NOSSO CORPO, DESEJOS E ETC..??? Lutamos tanto com questões espíritas e estamos agora concordando? Vamos como IGREJA adentrar(com desculpas de evangelização)para o inferno? na verdade não creio que iremos orar, expulsar demônios, curar nesse mundo virtual, se nem ao menos alcançamos as vidas no nosso real! PODEMOS FAZÊ-LO aqui mesmo onde estamos, pois temo que muitos vão e não voltarão, querendo "evangelizar" vao ficar mais admirados e iludidos e vão ter o seu prazer NUMA MENTIRA!! VIGIEM E LUTEM O QUANTO PUDEREM QUANTO A ISSO! No amor de Cristo, Cláudia

Anônimo disse...

A paz do senhor Jesus amados
sou o Pastor Fabinho da Igreja do seocnd lfie e da real life gostaria de informar que ja temos a igreja do second life ja a 2 anos e fasso um convite para todos vcs a participar coloquem no busca no sl Igreja vai aparecer radioslcristo e so teleportar para la e pegar as benção